quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Se Cavaco Silva ganhar, vai acertar contas com a Autonomia


O coordenador nos Açores da campanha presidencial de Manuel Alegre apelou, esta quinta-feira, para que todos os açorianos exerçam o seu direito de voto no próximo domingo, alegando a importância que o próximo Presidente da República terá no actual momento que se vive no país.

“É muito importante que todos, no próximo domingo, votem para as eleições presidenciais, contribuindo, assim, para a redução da abstenção e para o consequente reforço da Democracia nos Açores”, salientou Berto Messias.

O dirigente socialista considerou, ainda, que estas eleições para a Presidência da República assumem, também, uma importância redobrada para a Região Autónoma dos Açores, tendo em conta a visão autonómica que têm os dois principais candidatos, Cavaco Silva e Manuel Alegre.

“Se Cavaco Silva ganhar, vai acertar contas com a Autonomia, enquanto uma vitória de Manuel Alegre representa a dignificação da Autonomia no patamar certo que deve ter no todo nacional”, adiantou Berto Messias, numa mensagem de apelo ao voto a poucos dias das eleições de 23 deste mês.

De acordo com Berto Messias, tendo em conta as dúvidas lançadas por Cavaco Silva sobre a remuneração compensatória, é legítimo pensar-se que, caso vença as eleições, estarão em risco outros complementos salariais e de pensão já existentes nos Açores.

Para o responsável açoriano da campanha de Manuel Alegre, o candidato apoiado pelo PSD e CDS, no mandato que agora termina, sempre se mostrou desconfortável com evolução da Autonomia dos Açores, tendo feito vários avisos e ameaças que “concretizará se vencer as eleições”, no âmbito da “magistratura activa” que já anunciou.

Para Berto Messias, as desconfianças sempre demonstradas em assuntos importantes para os Açores, como a Lei Eleitoral e o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, tenderão a agravar-se num eventual segundo mandato, uma vez que Cavaco Silva não precisará mais dos votos açorianos.

“A questão é simples: queremos passar um cheque em branco a Cavaco Silva em relação ao futuro da nossa Autonomia ou, em alternativa, queremos um Presidente da República, como Manuel Alegre, que represente um aforro seguro do património autonómico” dos Açores, alertou Berto Messias.

Para o dirigente do PS/Açores, mais importante, porém, é que cada açoriano escolha, no próximo domingo, o “candidato que acha que melhor serve o país e os Açores e que dá garantias de reanimar a esperança de Portugal em tempos melhores”.


Manuel Alegre

Sem comentários:

Enviar um comentário