quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Opinião


Como todos sabem, no próximo dia 23 de Janeiro o País vai a eleições, desta vez para escolher o Presidente da República.

Não querendo tirar valor a nenhum dos candidatos presidenciais, é claro que esta é uma corrida a dois, entre o actual Presidente da República, Cavaco Silva, e Manuel Alegre.

A tradição joga a favor de Cavaco, já que desde o 25 de Abril, nunca um Presidente que se candidatou a um segundo mandato falhou a eleição. No entanto, em minha opinião, uma vez será a primeira e 23 de Janeiro de 2011 seria uma boa data para tal acontecer.

Em Cavaco temos um Presidente incapaz de tomar uma decisão firme, e quando as toma não são as melhores, viu-se como reagiu o PR à lei do divórcio e casamento gay, fazendo comentários que se poderão considerar “infelizes”, mas que não são mais que fruto da sua visão demasiado retrógrada e tradicionalista. Mas para mim, enquanto Açoriano, mais infeliz foi a “guerra” que Cavaco fez em torno do Estatuto da Região, o aparato que criou em torno do assunto, com um comunicado ao país digno de uma crise dos mísseis ou outro qualquer tema digno de Hollywood. Com este episódio Cavaco veio provar o que já se fazia notar desde os seus tempos de Primeiro-ministro: não é amigo das Autonomias, muito menos amigo dos Açores. Enquanto Açoriano não posso votar num candidato destes!

Por outro lado surge Manuel Alegre, o histórico socialista avança de novo, desta vez com o apoio do Partido, Alegre é um homem que nunca deixou de lutar por Portugal, mesmo no período mais negro da nossa história Alegre era uma voz activa e um homem que apesar das adversidades manteve-se firme.

Todos sabemos que Portugal atravessa novo período conturbado e difícil, Alegre é o homem que eu gostaria de ver ao leme do País nos próximos anos.

Alegre será um Presidente justo e solidário, um Presidente que apesar dos seus 74 anos, entende os jovens e tem uma mentalidade aberta e uma visão moderna. Um Presidente que é um verdadeiro amigo dos Açores, que entende a nossa realidade enquanto Arquipélago e respeita-a.

A mim, como Açoriano, orgulha-me que Manuel Alegre tenha escolhido a nossa Região para anunciar a sua candidatura, foi um claro sinal de respeito e amizade pelos Açores e Açorianos.

A minha escolha para o dia 23 de Janeiro está feita, espero que a minha opinião o ajude a fazer a sua.

André Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário